terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dutra e Getúlio



Dutra e Getúlio:
Redemocratização limitada

Assunto: eleições de 1945.

Com a deputação de Vargas, em 1945, foram marcadas eleições para o cargo de presidente da republica. Para disputar essas eleições, foram criados pelos partidos, UND, PSD E PTB.
O Partido Comunista do Brasil reorganizou-se e também lançou candidatos às eleições presidenciais. Mas foi o general Eurico Gaspar Dutra, candidatos da coligação PSD + PTB, que venceu as eleições por 55% de votos. Um grande vencedor nessas eleições foi Getulio Vargas.

A constituição de 1946

Em 18 de setembro de 1946, foi promulgada uma nova constituição, a quinta do Brasil.
Essa constituição:
·         Definia o Brasil como uma republica federativa presidencialista;
·         Garantia ampla liberdade de pensamento, de expressão e de associação;
·         Concedia o direito de voto a todos os brasileiros maiores de 18 anos, de ambos os sexos, mas mantinha a restrição aos analfabetos (metade da população brasileira).
Essa constituição também garantia aos trabalhadores o direito de greve.

Governo Dutra

O governo Dutra coincidiu com o inicio da Guerra Fria, como vimos colocou em lados opostos os Estados Unidos e a União Soviética.

Economia
Inicialmente, o governo Dutra facilitou a livre importância de mercadorias. O Brasil passou, então, a importar grande quantidade de bens de consumo, como cigarros, chicletes, perfumes, carros, geladeiras etc. com isso, em apenas um ano e meio esgotou quase todas as reservas que tinhas acumulado durante a Segunda Guerra Mundial.

Eleições de 1950

No ano em que a televisão fez sua estreia no Brasil, ocorreu uma nova campanha eleitoral para a presidência da republica. Os comércios voltaram a lotar as praças do país. Defendendo o nacionalismo, a industrialização e a ampliação das leis trabalhistas, Getulio Vargas obteve 48,7% dos votos, vencendo as eleições presidenciais de 1950 com folga.

Segundo governo de Vargas

Os debates entre os nacionalistas e liberais esquentavam quando o assunto era “petróleo”. Para defender sua posição, os nacionalistas organizaram uma campanha nacional com o slogan “o petróleo é nosso”.
A vitória nessa disputa coube aos nacionalistas. Em 3 de outubro de 1953 foi criada a Petrobras, empresa estatal que tinha o monopólio da extração, do refino e da transporte marítimo do petróleo brasileiro.

Populismo

Desde a campanha presidencial, Vargas esforçou-se para apagar da memória dos brasileiros a imagem de ditador e reforçar a de “amigo dos trabalhadores”. Uma vez eleito, voltou a praticar o populismo estabelecendo uma relação direta e emocional com os trabalhadores.
Apesar da popularidade de Vargas, a insatisfação entre os trabalhadores era grande, pois havia tempos que o salários não acompanhavam a alta da infração, por isso, em 1953, explodiram greves por aumento de salário em todo o pais.

A quebra de Vargas

Militares anticomunistas e políticos da VDN preparavam o golpe contra Vargas quando ocorreu um fato novo: Carlos Lacerda foi vitima de um atentado a bala.

Um comentário:

  1. e o resto? tipo que o Carlos Lacerda não morreu e sim seu acompanhante Rubens Vaz, e a morte de Getúlio.. ??

    ResponderExcluir