quarta-feira, 26 de setembro de 2012

De Juscelino a Jongo



De Juscelino a Jongo
Depois da morte de Getulio Vargas o povo brasileiro voltou às urnas e elegeu JK como era chamado do PTB como vice-presidente, a principal líder passou a dizer que os eleitos não tinham a maioria absoluta que eram apoiados. Anos mais tarde Juscelino e Jango foram eleitos e quando planejava dar sua posse, outras políticas rivais planejava impedir a posse dele daí, mais o general Latt colocou sua tropa militar nas ruas e garantiu a posse de Juscelino Kubistchek.

Governo Juscelino 50 anos em 5

Juscelino foi eleito a presidência da republica brasileira, e ele prometeu que faria o Brasil 50 anos em 5, tempo de duração de seu mandato. Sua política foi chamada de desenvolvimentismo e pode ser caracterizada como a de Vagas.
Como Juscelino defendia a industrialização acelerada como forma de desenvolver o país assim foi o mandato presidencial de Juscelino.

Brasília muito mais que um sonho

Brasília foi fundada em 21 de abril de 1960, Juscelino, para colocar Brasília como capital do Brasil, ele conseguiu contratar 60.000 mil candangar, ou seja, operários especialistas em obras ele vieram de diversas partes do país.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dutra e Getúlio



Dutra e Getúlio:
Redemocratização limitada

Assunto: eleições de 1945.

Com a deputação de Vargas, em 1945, foram marcadas eleições para o cargo de presidente da republica. Para disputar essas eleições, foram criados pelos partidos, UND, PSD E PTB.
O Partido Comunista do Brasil reorganizou-se e também lançou candidatos às eleições presidenciais. Mas foi o general Eurico Gaspar Dutra, candidatos da coligação PSD + PTB, que venceu as eleições por 55% de votos. Um grande vencedor nessas eleições foi Getulio Vargas.

A constituição de 1946

Em 18 de setembro de 1946, foi promulgada uma nova constituição, a quinta do Brasil.
Essa constituição:
·         Definia o Brasil como uma republica federativa presidencialista;
·         Garantia ampla liberdade de pensamento, de expressão e de associação;
·         Concedia o direito de voto a todos os brasileiros maiores de 18 anos, de ambos os sexos, mas mantinha a restrição aos analfabetos (metade da população brasileira).
Essa constituição também garantia aos trabalhadores o direito de greve.

Governo Dutra

O governo Dutra coincidiu com o inicio da Guerra Fria, como vimos colocou em lados opostos os Estados Unidos e a União Soviética.

Economia
Inicialmente, o governo Dutra facilitou a livre importância de mercadorias. O Brasil passou, então, a importar grande quantidade de bens de consumo, como cigarros, chicletes, perfumes, carros, geladeiras etc. com isso, em apenas um ano e meio esgotou quase todas as reservas que tinhas acumulado durante a Segunda Guerra Mundial.

Eleições de 1950

No ano em que a televisão fez sua estreia no Brasil, ocorreu uma nova campanha eleitoral para a presidência da republica. Os comércios voltaram a lotar as praças do país. Defendendo o nacionalismo, a industrialização e a ampliação das leis trabalhistas, Getulio Vargas obteve 48,7% dos votos, vencendo as eleições presidenciais de 1950 com folga.

Segundo governo de Vargas

Os debates entre os nacionalistas e liberais esquentavam quando o assunto era “petróleo”. Para defender sua posição, os nacionalistas organizaram uma campanha nacional com o slogan “o petróleo é nosso”.
A vitória nessa disputa coube aos nacionalistas. Em 3 de outubro de 1953 foi criada a Petrobras, empresa estatal que tinha o monopólio da extração, do refino e da transporte marítimo do petróleo brasileiro.

Populismo

Desde a campanha presidencial, Vargas esforçou-se para apagar da memória dos brasileiros a imagem de ditador e reforçar a de “amigo dos trabalhadores”. Uma vez eleito, voltou a praticar o populismo estabelecendo uma relação direta e emocional com os trabalhadores.
Apesar da popularidade de Vargas, a insatisfação entre os trabalhadores era grande, pois havia tempos que o salários não acompanhavam a alta da infração, por isso, em 1953, explodiram greves por aumento de salário em todo o pais.

A quebra de Vargas

Militares anticomunistas e políticos da VDN preparavam o golpe contra Vargas quando ocorreu um fato novo: Carlos Lacerda foi vitima de um atentado a bala.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dutra e Vargas : Redemocratização Limitada

                                Assunto: Eleições De 1945



com a deputação de Vargas, em 1945, foram marcadas eleições para o cargo de presidente  da república .para disputa

O Primeiro Governo Vargas



O tenentismo antes de 1930
Enquanto o nozifocismo ganhava espaço na Europa, um grupo de jovens capitães e tenentes brasileiros colonizou parte dessa insatisfação brasileiros colonizou parte dessa insatisfação com as oligarquias, e liderou um movimento como tenentismo.

A revolta de forte de Copacabana
O primeiro 5 de julho
O estopim da primeira revolta tenentista foi publicado com os tenentes do forte de Copacabana pegaram em armas contra o governo dizendo dispostos a salva a honra dos exércitos e mobilizar os governos inteiros.

O segundo 5 de julho
No governo de Arthur Bernardes em 1924 explodiu em São Paulo outro evento tenentista reprimidos contra tropas governistas contra arco de mil rebeldes de movimentos árabes nos países Mato grosso, Paraná, rio grande do Sul, Sergipe, Amazonas. Para os rebeldes do Gaúchos chamados pelo capitão Luis Carlos Prestes.

A coluna prestes

Movimentando com rapidez conseguindo munições e armamento do próprio inimigo e evitando os grandes cidades a coluna prestes percorreu 25 mil Km de 12 estados brasileiros onde entregavam a coluna decidiram ir para a Bolívia.

As eleições e o movimento de 1930

Os políticos de Minas Gerais regiram conseguindo aliados no Rio Grande do Sul e na Paraíba.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Entrevista com Getúlho Vargas

-Em que ano você nasceu Getúlio Vargas?
-Eu nasci 19 de abril de 1882.
-Por quanto tempo você governou?
-Logo no começo era provisório, mas depois que eu entrei não queria mais sair, e governei durante 15 anos, que foi de (1930-1945).
-Quais foram as principais mudanças introduzidas pela constituição de 1934?
-Eu criei alguns básicos que precisava que foi o voto secreto, o voto feminino,
justiça eleitoral, o ensino primário gratuito, a nacionalização progressiva, e os direitos trabalhista?
-E você criou mas mais alguma coisa além disso?
-Sim: O Conselho Nacional Do Petroleo  em (1938), a campanha Siderúrgica Nacional em (1941), a campanha Vale do Rio Dose em (1942), e a campanha Hidréletrica de São Frncisco em (1945).
-Getúlio Vargas muito obrigado pela sua entrevista!
-Eu que agradeço.