terça-feira, 28 de agosto de 2012

Getúlio Vargas

Entrevista com Getúlio Vargas.

 

1º Em que ano nasceu Getúlio Vargas?
Eu nasci em 1882

2º Por quanto tempo você governou?
Logo no começo era provisório, mas depois que eu entrei não queria mais sair e governei durante 15 anos, que foi de 1930 a 1945.

3º Quais foram as principais mudanças introuduzidas pela constituição de 1934?
Eu criei alguns basicos que presisava, que foi o voto secreto, o voto feminino, justiça eleitoral, o ensino primario gratuito, a nacionalização progressiva, e os direitos trabalhista.

4º E você criou mais alguma coisa além disso?
Sim: O conselho Nacional do petróleo em (1938), a campanha siderúrgica nacional em (1941), a campanha do Vale do Rio Doce em (1942) e a companhia hidreletrica do São Fracisco em (1945).


Getúlio Vargas muito obrigado pela sua entrevista

- Eu que agradeço...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Era Vargas

A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

Nomeado presidente, Getúlio Vargas usufruía de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, começou a tomar políticas de modernização do país. Ele criou, por exemplo, novos ministérios - como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde -, e nomeou interventores de estados. Na prática, os estados perdiam grande parte da sua autonomia política para o presidente. Continuou com a Política de Valorização do Café (PVC) e criou o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau atendendo assim a algumas das reivindicações das oligarquias cafeeiras.
A Getúlio Vargas também é creditado, nesta época, a Lei da Sindicalização, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da câmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decisões (a política conhecida como populismo). Assim sendo, houve, na Era Vargas, grandes avanços na legislação trabalhista brasileira, muitos deles não devidos exatamente a Vargas - a quem cujo crédito maior é o estabelecimento da CLT - mas sim por parte de parlamentares constituintes do período. Mudanças essas que perduram até hoje.